RSS
Post Icon

Doces que fiz...


Tenho andado com vontade de comer bolos de arroz. Fofos e com açúcar por cima. Sabem, aqueles que se tira a tira de papel vegetal e são divinais com um café ou um chá? Bom, fui pesquisar (não me apetece a estudar) e descobri que com a mesma receita se pode fazer um bolo de arroz familiar.  Nos sites que vi há algumas pequenas diferenças nos ingredientes, com leite e sem leite. Escolhi uma receita retirada do blogue mesapara4 (http://mesapara4.blogspot.com/) e.... Deitei mãos à obra.

Aqui está o resultado! Agora só falta saber como está de sabor. Bom aspecto tem ele, com um ar estaladiço por cima. À hora do lanche não me escapa. Fiz tal e qual como estava no blogue mas aqui fica a receitinha para quem tem preguiça de ir cuscar.

Ingredientes:
4 ovos;
200 gr de manteiga;
300 gr de açúcar;
175 gr de farinha de arroz;
175 gr de farinha de trigo;
sumo de meio limão;
fermento q.b.;

Separe as gemas das claras e bata estas em castelo e reserve. Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Junte as farinhas mais o fermento e vá alternando com as claras em castelo. Por fim deite o sumo do limão.
Vai a cozer em forma untada e enfarinhada por 45 min com o forno a 180 graus.



Há  duas semanas atrás também resolvi esperimentar uma receita nova. De bolo, claro! Uma colega deu-me uma receita de bolo de figo, mas que podiamos aproveitar as sobras dos frutos secos do Natal. O que ela levou para a escola tinha um pouco de tudo e estava muito bom. O que levou mais tempo foi o picar os frutos secos porque depois foi semprea andar, nem bati claras em castelo nem nada.
Eu alterei um pouco a receita (descobri também que há uma variedade imensa de sites e blogues com estes ingredientes) e fiz assim... (esqueci-me de tirar uma foto).

Ingredientes:
5 ovos;
250 gr de figos secos (dividi este peso também por amêndoa) moídos;
1 chávena de açúcar amarelo;
2 chávenas de farinha;
1 cálice de rum (coloquei vinho do Porto);
1 copo de leite;
3 colheres de mel;
fermento q.b.;

Misturei todos os ingredientes e coloquei numa forma untada e enfarinhada e foi ao forno a cozer por 50 min a 200 graus. Ficou muito grande e super calórico. Estava bom mas não se conseguia comer mais do que uma fatia e não tive ajuda do meu filhote que achou pouca piada ao respectivo.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Post Icon

Perdida e....achada!

Um mês! Há quase um mês que eu cá não venho. Parece que afinal hoje também me apetece falar... Ou não... Sei lá! Apetecia-me (talvez) estar sentada em plena natureza e pensar e ver a vida passar à minha frente. Com boa companhia (amiga, namorado?), conversa deitada fora com silêncios sábios.
 Até daqui a um mês.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS