O Natal está a chegar! Em conversa no outro dia com a Rosário (educadora como eu), a mesma girou à volta dos enfeites natlícios. O que se faz ou deixa de fazer... a árvore, o presépio, os arranjos com bolas variadas e de diversas cores. Então falou-me de umas bolas que ia decorar com os filhos: as bolas eram de esferovite e ia cobri-las com tecidos, muitos tecidos coloridos. Explicou-me como fazia, achei bem divertido (especialmente para quem tem crianças pequenas ou, quem sabe, para fazer um agrado a uma amiga), fiquei intrigada. Resolvi ir pesquisar. E encontrei no youtube tudo bem explicitado e tal como ela me disse. E mais coisas giríssimas, muito mais. Sónia podes aproveitar para fazer com as tuas sobrinhas e,... Clara faz com os teus alunos.
Doces de Natal
Nos tempos que correm , cada vez mais preocupados com uma alimentação saudável, mas, com pouca vontade de abdicar, de todo o prazer que a boa comida nos proporciona, a época de Natal é um verdadeiro suplício.... Doces, frituras, exageros... Bom, já podemos deliciarmos com as rabanadas sem sentimentos de culpa. Feitas no forno ficam deliciosas, temos que ter apenas um cuidado: não as deixar ficar mais do que oito minutos (depende do forno também), para que não fiquem toradas. Ficam mais clarinhas que as feitas na frigideira. Experimentem! São boas e não fazem tão mal à saúde.
Rabanadas no forno
Ingredientes:
- 7 fatias de pão de forma
- 1 chávena de chá de leite
- 1 colher de chá de essência de baunilha
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 3 colheres de sopa de água
- 1 colher de sopa de margarina
- 1 ovo
- 1 clara
- Açúcar e canela para polvilhar
Confecção:
Misture o leite, o açúcar e a baunilha. Bata ligeiramente o ovo e a clara. Adicione 3 colheres de água e misture bem. Reserve.
Unte uma forma com margarina.
Passe cada fatia de pão no leite e em seguida no ovo batido.
Coloque as fatias na forma untada e leve ao forno bem quente, pré aquecido, por aproximadamente 8 minutos.
Vire as rabanadas na metade do tempo, para dourarem nos dois lados.
Unte uma forma com margarina.
Passe cada fatia de pão no leite e em seguida no ovo batido.
Coloque as fatias na forma untada e leve ao forno bem quente, pré aquecido, por aproximadamente 8 minutos.
Vire as rabanadas na metade do tempo, para dourarem nos dois lados.
Viagens...
O meu irmão mais novo e a minha cunhadinha regressaram há pouco tempo de Marrocos. Uma viagem que, segundo eles, foi uma aventura e cheia de pontos de interesse; não fossem eles de mota, com pouca bagagem (como é óbvio), e à descoberta de tudo. Já tive a oportunidade de rever todas as fotografias da viagem e ter em primeira mão o comentário das mesmas e/ou as histórias passadas. Deixo-vos uma colagem de algumas fotos....
Compota de castanha
Durante o fim de semana, sentadinha no meu sofá azul, fazendo um zaping pelos canais e com o computador no meu colo e, também aqui, a fazer um saltinhos de site em site, tal e qual um elefante de nenúfar em nenúfar, eis que descobri uma compota que me fez logo crescer água na boca. Estou morta por experimentar mas, se calhar, vou comprar as castanhas já congeladas. Não tenho paciência para as descascar.
Ingredientes:
Castanha: 500 gr
Açúcar: 500 gr
Baunilha: q. b.
Sal: q. b.
Preparação:
Tira-se a casca das castanhas e levam-se estas a cozer em água temperada com uma pitada de sal até se desfazerem facilmente. Depois de cozidas, pelam-se as castanhas e passe-as pelo “passe-vite”. Põe-se o açúcar em Ponto de Pasta , tira-se do lume, junta-se a pouco e pouco ao puré de castanhas para não emgromar. Aromatiza-se com a baunilha e leva-se de novo ao lume deixando levantar fervura e mexendo sempre com uma colher de pau.
Deita-se em frascos esterilizados e, depois de o doce estar frio, arrolham-se bem.
Deita-se em frascos esterilizados e, depois de o doce estar frio, arrolham-se bem.
Asas nos pés
03:09 |
Etiquetas:
Curiosidades
Se não sabem o que significa asas nos pés, deiem uma espreitadela neste site. Um miúdo de seis anos, sim, não me enganei, um garoto de 6 anos a fazer skate. Soberbo! Tem verdaeiras asas nos pés. Literalmente. De fazer inveja a qualquer um que se pavoneie com as suas habilidades de rua. Não me canso de ver.
Poema
14:37 |
Etiquetas:
Poesias/lenga-lengas
Habilidades de mãos
14:21 |
Etiquetas:
trabalhos manuais
Abóbrinha |
Sei que já passou o Dia das Bruxas mas, na altura, ainda não estava familiarizada com os blogues. Por isso e, apesar de estar fora de tempo aqui fica esta abóbrinha para quem gostar de se entreter com artes pláticas.
Lenda de S. Martinho
13:14 |
Etiquetas:
recursos pedagógicos
Tempo de Outono. Tempo de comer castanhas, quentinhas, saborosas, a estalar... Enquanto navegava deparei-me com esta preciosidade, um vídeo da lenda de S. Martinho feito pelos meninos do 1ºciclo de Odemira. Espero que gostem tanto como eu.
Brincadeiras...
12:26 |
Etiquetas:
Curiosidades
Curioso! que se passa aqui?! É o cachorrinho com manias de gandeza ?.... ou é o leão com complexos de inferioridade?
O meu coração.....
...... e a minha razão de vida está toda aqui. 15 anos, feitos ontem, lindos e cheios de força.
Recursos pedagógicos
04:52 |
Etiquetas:
recursos pedagógicos
Colegas, nesta rubrica vou tentar partilhar algumas mais valias para a nossa prática pedagógica. Provavelmente já conhecem alguns....
www.portaldasescolas.pt/
www.historiadodia.pt/
Espaço de partilha ...
06:03 |
... de todas as coisas boas da vida: experiências, histórias, vivências, receitas ... Sou Educadora de Infância, gosto de conversar e de partilhar, assim, neste blogue tentarei dar asas a esta dinâmica. Partilhar coisas de interesse pedagógico e didático, experiências, enfim.... tudo o que gostamos de saber. Receitas também? Sim receitas, porque com a barriga vazia não funciona a cabeça.
Subscrever:
Mensagens (Atom)