Tenho andado com vontade de comer bolos de arroz. Fofos e com açúcar por cima. Sabem, aqueles que se tira a tira de papel vegetal e são divinais com um café ou um chá? Bom, fui pesquisar (não me apetece a estudar) e descobri que com a mesma receita se pode fazer um bolo de arroz familiar. Nos sites que vi há algumas pequenas diferenças nos ingredientes, com leite e sem leite. Escolhi uma receita retirada do blogue mesapara4 (http://mesapara4.blogspot.com/) e.... Deitei mãos à obra.
Aqui está o resultado! Agora só falta saber como está de sabor. Bom aspecto tem ele, com um ar estaladiço por cima. À hora do lanche não me escapa. Fiz tal e qual como estava no blogue mas aqui fica a receitinha para quem tem preguiça de ir cuscar.
Ingredientes:
4 ovos;
200 gr de manteiga;
300 gr de açúcar;
175 gr de farinha de arroz;
175 gr de farinha de trigo;
sumo de meio limão;
fermento q.b.;
Separe as gemas das claras e bata estas em castelo e reserve. Bata a manteiga com o açúcar até obter um creme esbranquiçado. Junte as farinhas mais o fermento e vá alternando com as claras em castelo. Por fim deite o sumo do limão.
Vai a cozer em forma untada e enfarinhada por 45 min com o forno a 180 graus.
Há duas semanas atrás também resolvi esperimentar uma receita nova. De bolo, claro! Uma colega deu-me uma receita de bolo de figo, mas que podiamos aproveitar as sobras dos frutos secos do Natal. O que ela levou para a escola tinha um pouco de tudo e estava muito bom. O que levou mais tempo foi o picar os frutos secos porque depois foi semprea andar, nem bati claras em castelo nem nada.
Eu alterei um pouco a receita (descobri também que há uma variedade imensa de sites e blogues com estes ingredientes) e fiz assim... (esqueci-me de tirar uma foto).
Ingredientes:
5 ovos;
250 gr de figos secos (dividi este peso também por amêndoa) moídos;
1 chávena de açúcar amarelo;
2 chávenas de farinha;
1 cálice de rum (coloquei vinho do Porto);
1 copo de leite;
3 colheres de mel;
fermento q.b.;
Misturei todos os ingredientes e coloquei numa forma untada e enfarinhada e foi ao forno a cozer por 50 min a 200 graus. Ficou muito grande e super calórico. Estava bom mas não se conseguia comer mais do que uma fatia e não tive ajuda do meu filhote que achou pouca piada ao respectivo.