Há dois meses que cá não venho. Pois é, a falta de tempo e motivação para fazer o que quer que seja não é muita ou quase nenhuma.
As tarefas acumulam-se, o tempo é escasso (ou sou eu que nõ me sei organizar), ando para cá e para lá como uma barata tonta. Hoje é um desses dias; depois de enviar por moodle o trabalho requisitado da formação (sim, formação... era só isto o que me faltava. Estou felicíssima!!! Estou a ser irónica.), a obrigação chamava para pegar nos catrapásios do mestrado. Puro engano. Meu e vosso. Andei navegar pelos blogues, vi alguns que gosto (o teu também S.), e descobri outros e pensei .... porque não atualizar o meu? Sim, porque as minhas experiências culinárias não pararam. Umas com mais sucesso do que outras. Mas enfim!
Vou postar agumas fotografias. As ementas .... espero que a minha cabeça ainda seja aquilo que era.
Tirei placas de massa folhada do congelador para fazer talvez, um timbale de carne, no entanto, vim tarde do Porto e não me apeteceu ir para as panelas. Para agravar a situação o meu filhão não ia jantar em casa. Os amigos falaram mais alto. Deixei a massa para outras núpcias. Fi-los ontem, uns enroladinhos, uns palmiers, uns folhadinhos o que lhes quiserem chamar. Os primeiros são salgados, os segundos são doces.
Folhadinhos salgados
200gr de massa folhada (de compra);
mostarda Dijon q.b.
fatias de presunto q.b.
fatias de queijo q.b.
azeitonas q.b.
Pré aqueci o forno a 200º. Estendi a massa numa superfície enfarinhada até ter mais ou menos 2 milímetros. Barrei-a com mostarda Dijon e coloquei por cima as fatias de presunto, depois as fatias de queijo e, por último espalhei azeitonas descaroçadas.
Pelo lado do comprimento começei a enrolá-los. Primeiro de um lado depois do outro e assim sucessivamente até as dobras estarem a par uma da outra e, para finalizar pegasse numa das partes e sobrepõe-se à outra. Pincela-se com gema de ovo. Corta-se os folhadinhos com centímetro e meio e coloca-se no tabuleiro do forno (pincelado com óleo) virados para baixo. Vai a cozer 20 a 25 min até estarem douradinhos.
Palmiers doces
200gr de massa folhada (de compra);
doce de abóbora q.b.
pinhões q.b.
uvas passas q.b.
nozes q.b. (raladas grosseiramente)
Pré aqueci o forno a 200º. Estendi a massa numa superfície enfarinhada até ter mais ou menos 2 milímetros. Barrei-a com o doce e coloquei os frutos secos por cima. Pelo lado do comprimento começei a enrolá-los. Primeiro de um lado depois do outro e assim sucessivamente até as dobras estarem a par uma da outra e, para finalizar pegasse numa das partes e sobrepõe-se à outra. Pincelei com a clara de ovo que sobrou dos salgados. Corta-se os folhadinhos com centímetro e meio e coloca-se no tabuleiro do forno (untado e enfarinhado) virados para baixo. Vai a cozer 20 a 25 min até estarem douradinhos.